Reino Monera
O Reino Monera compreende todos os organismos unicelulares e procariontes, representados pelas bactérias e pelas cianobactérias.
Sendo procariontes, as células desses organismos não possuem núcleo individualizado, delimitado por uma membrana (carioteca), nem organelas membranosas (retículo endoplasmático, complexo golgiense, etc.).
Encontradas em todos os ambientes que compõe a biosfera, as bactérias (do grego bakteria: Bastão) estão incluídas entre os menores seres vivos conhecidos e, possivelmente, representam o grupo de organismos mais numerosos do mundo vivo.
As bactérias podem ser autótrofas ou heterótrofas. As autótrofas, menos comuns, conseguem sintetizar seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese. Já as heterótrofas, muito mais abundantes, são incapazes de produzir seu próprio alimento e precisa recorrer a uma fonte orgânica qualquer para obter a energia biológica necessária à manutenção de sua atividade metabólica.
As bactérias têm uma função ecológica de fundamental importância para a manutenção da vida de nosso planeta. Destacam-se, as bactérias de compositoras ou saprófitas, que junto com a maioria dos fungos, atuam na natureza. Muitas bactérias do gênero Rhizobium, que vivem associadas às raízes de leguminosas, um importante grupos de plantas, como a soja e a ervilha. Outras bactérias associam-se a outros seres vivos, estabelecendo com eles uma relação de benefícios mútuos denominados naturalismo. Na industria podemos considerar as bactérias do gênero Lactobacillus, que convertem a lactose em ácido lático, permitindo a fabricação de coalhada e iogurte e as bactérias do gênero Acetobacter, oxidam o álcool etílico transformando-o em ácido acético e permitindo a obtenção do vinagre.
Mas as bactérias também provocam, doenças em plantas e animais, inclusive nos seres humanos, portanto, vários são os motivos que justificam a importância do mundo bacteriano para a humanidade.
O principal tipo de reprodução nas bactérias é a reprodução assexuada, que ocorre principalmente por divisão simples ou cissiparidade: um indivíduo se divide originando dois outros iguais. Em algumas espécies de bactérias pode ocorrer a recombinação de material genético, é o caso da conjugação, mecanismo descoberto em cultura conjunta de duas variedades geneticamente diferentes de Escherichi coli, na conjugação, duas bactérias geneticamente diferentes se unem por meio de pontes citoplasmáticas.
Semelhantes estruturalmente às bactérias, as cianobactérias (cianofíceas ou algas azuis) são encontradas na água doce, na água salgada e em solos úmidos, bem como recobrindo superfícies rochosas e troncos de árvores. As cianobactérias não têm plastos, mas possuem pigmentos fotossintetizantes, como clorofila e ficocianinas, dissolvidos no hialoplasma, elas se reproduzem exclusivamente de maneira assexuada, o método mais freqüente é a divisão simples ou cissiparidade.
As cianobactérias contribuem significativamente para a oxigenação da biosfera por meio da fotossíntese, algumas são ate capazes de fixar gás nitrogênio da atmosfera, a proliferação desses organismos em ambientes naturais extremamente áridos, onde outros grupos biológicos normalmente não se desenvolvem.
Algumas das principais doenças causadas por bactérias .(Bactérias patogênicas).
Bactéria - Doença - Transmissão
Bordetella pertussis - Coqueluche - Vias Respiratórias
Neisseria meningitidis - Meningite - Vias Respiratórias
Neisseria Gonorrheal - Gonorréia - Contato Sexual
Víbrio Choleral - Cólera - Contaminação de água ou alimento
Pasteurella pestes - Peste Bubônica - Do rato ao ser humano por picada de pulga